3 TIPOS DE KARMAS UTILIZADOS NO JYOTISH
Sanchita Karma: Karmas acumulados das vidas passadas
Prarabdha Karma: Karmas escolhidos para serem vivenciados nesta vida
Kriyamana Karma: Karma sendo criado nesta vida que moldará o futuro
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Karmas
Sanchita Karma – Reservatório de todos os seus Karmas acumulados até hoje.
Prarabhda Karma – Karmas que escolhemos para esta encarnação atual.
Kriyamana Karma – Karmas atuais que eu posso alterar, trabalhar, modificar, melhorar com o meu esforço pessoal, agora, fazendo caridade, etc.
Agamana Karma – Karmas gerados agora, nesta vida atual e que serão colocados no Sanchita Karma (grande reservatório).
Dridha Karmas – São os Karmas fixos, que não posso mudar e são vistos no Mapa nas Casas: 2, 5, 8 e 11.
Adridha Karmas – Karmas que podem ser modificados, ajustados e podem ser observados pelas Casas: 1, 4, 7 e 10.
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Embora a Lei do Karma seja simplesmente descrita como “o que se semeia, assim se colherá”, ela não é uma teoria simplista de “olho por olho”, nem uma criação humana arbitrária. A Lei do Karma é outro nome para a Terceira Lei do Movimento de Newton: “para cada ação, existe uma reação igual e oposta”.
Como tal, ela é inerente à estrutura do universo. A doutrina do karma e do Phala (ato e fruto) é menos um produto do senso de justiça humano, que busca punição pelo que foi feito, e mais uma consequência necessária da doutrina da eficácia inerente aos atos.
Nada acontece de uma vez só em nosso mundo, graças às limitações de tempo, espaço e causalidade. Uma árvore e a semente de onde ela brotou não podem existir simultaneamente; a árvore deve se desenvolver a partir da semente. Os eventos em nosso universo ocorrem de acordo com uma sequência, que é programada pela Lei do Karma no grande calendário conhecido como tempo (Kala). Em seres vivos individuais, a Lei do Karma age principalmente no nível de Ahamkara (o ego).
Os seres humanos, com muito mais autoconsciência do que animais ou plantas, têm uma capacidade proporcionalmente maior de se auto identificar com suas ações. O que eles semeiam e colhem depende do equilíbrio relativo dos Três Gunas em suas personalidades:
Quando Sattwa predomina, uma pessoa realiza karmas altruístas e desapegados de seus resultados.
Quando Rajas predomina, a pessoa age por paixão, cega por desejos.
Quando Tamas predomina, a pessoa age sem pensar.
Somente aqueles cujas mentes estão fixadas unicamente no Absoluto permanecem intocados pelos Três Gunas. A astrologia tenta, em suas análises, interpretar as variedades e intensidades dos karmas de uma pessoa em domínios específicos da vida.
Tipos de Karmas
Sanchita Karmas (reservatório) formam um fundo kármico constante que não é totalmente compreensível por meios comuns, incluindo a astrologia (Jyotish). É o Sanchita Karma que leva os indianos a afirmar que os caminhos do karma são insondáveis.
Prarabdha (Karmas para a vida atual), Kriyamana (Karmas que eu posso trabalhar agora) e Agama Karmas (Karmas que estou gerando nesta vida), no entanto, podem ser compreendidos através do Jyotish.
A astrologia assume que a condição humana sempre surge de uma interação dinâmica entre destino e livre-arbítrio.
O destino é fundamentalmente uma expressão dos Karmas Sanchita e Prarabdha.
O livre-arbítrio é o resultado dos Karmas Kriyamana e
Os Karmas Agama e Kriyamana evoluem eternamente em Karmas Sanchita e Prarabdha com a passagem do tempo, o eixo que transforma a grande roda do karma. O que é feito pelo livre-arbítrio hoje se torna a causa do que é experimentado como destino amanhã.
Embora ninguém seja governado apenas pelo destino, pode parecer assim até que o verdadeiro livre-arbítrio emerja. Somente quando o livre-arbítrio surge é que a quantidade e a qualidade do esforço investido na modificação de uma situação podem se igualar ou superar a quantidade e a qualidade do esforço que a criou. Só então a transformação, em oposição à simples mudança, pode ser alcançada.
Intensidade Kármica
A quantidade e a qualidade do esforço exigido para lidar com karmas anteriores dependem da intensidade do Karma Prarabdha. Os três graus de intensidade Kármica que podem se aplicar a uma, a muitas ou a todas as áreas da vida de uma pessoa são:
Dridha (fixo) Karma
Karmas Dridha dão resultados fixos porque são tão difíceis de mudar que são praticamente imutáveis. Esses karmas, sejam prazerosos ou dolorosos, estão destinados a ser experienciados devido à intensidade de suas causas. A maioria das pessoas já notou que, de vez em quando, uma experiência simplesmente “acontece”, apesar de todos os esforços para evitá-la.
Por exemplo, se uma mulher grávida, que gozou de saúde perfeita e teve os melhores cuidados médicos, dá à luz uma criança com uma deformidade congênita, um Jyotishi (astrólogo) poderia concluir que ela estava experienciando um Karma Prarabdha Dridha sobre a questão dos filhos, e que seu filho estava experienciando um Karma Prarabdha Dridha em relação ao seu corpo. Lembre-se que este tipo de karma pode ser tanto agradável quanto doloroso.
Como todos sabemos, aqueles que parecem menos merecedores são muitas vezes os que se dão bem na vida.
Karmas Dridha aparecem em um horóscopo onde há confluência. A confluência ocorre quando muitos fatores astrológicos convergem em suas indicações. Quanto maior o número de indicações para o bem ou para o mal em uma área particular do horóscopo, mais óbvios seus resultados se tornarão.
Dridha-Adridha (fixo/não fixo) Karma
Os Karmas Dridha-Adridha ocorrem sempre que alguns (mas não a maioria) fatores astrológicos relacionados a uma área particular convergem em suas indicações. Esses karmas, bons ou maus, podem ser alterados através da aplicação concentrada da vontade criativa, embora isso exija um esforço considerável. Eles dão resultados fixos ou não fixos de acordo com a quantidade de esforço empregado. Se a deformidade congênita na criança mencionada acima é corrigida ou substancialmente atenuada por meio de cirurgia, dieta prolongada, exercício intensivo ou algum outro corretivo, então seu Karma Prarabdha era da variedade Dridha-Adridha.
Adridha (não fixo) Karma
Os Karmas Adridha dão resultados não fixos, pois são facilmente alterados. Onde não há confluência em um horóscopo, os Karmas Adridha estão presentes. É como ter uma tela em branco na qual você pode escrever o que quiser. Quando o corpo de uma criança se exercita normalmente e responde com força aumentada de forma que o ganho é diretamente proporcional ao esforço, e não ocorrem impedimentos imprevistos ou outras variações, é um caso de Karma Prarabdha Adridha na área de seu físico.
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Saturno (Shani) – O senhor do Karma, regente dos Signos de Capricórnio e Aquário
Shanivar – Sábado: O Dia de Saturno, rege sábado e o número 8, e os Signos de Capricórnio e Aquário
O sábado, Saturday, dia de Saturno ou Shanivar, é dedicado ao aparecimento e à influência de Saturno, conhecido em sânscrito como Shani Dev. Saturno é considerado o olho do carma para o Universo, a Terra e cada alma individual.
Como Ayush Karaka, Saturno rege a vida, a velhice e a morte. Seu olhar é tão poderoso que até mesmo seres celestiais o respeitam e tremem diante dele, reconhecendo seu papel divino na manutenção do equilíbrio cármico e do dharma.
O próprio nome “Shani” significa “lento” em sânscrito, simbolizando a natureza paciente e metódica de Saturno. De acordo com o desígnio cósmico, Saturno foi criado como uma força livre de favoritismo, existindo além de divisões, dualidades e extremos. Para incorporar essa força imparcial, Saturno teve que suportar provações profundas — dor, traição, sofrimento —, emergindo, por fim, com sabedoria espiritual, aceitação e amor incondicional.
Nascido de Surya (o Deus Sol) e Chhaya (a sombra da esposa de Surya, Sanji), a dupla herança de Saturno reflete sua natureza: ele pode queimar o ego e a inquietação da mente, guiando almas em direção à sabedoria através de experiências de escuridão e sofrimento. Suas lições nos lembram que, sem escuridão, não podemos apreciar ou dar valor a luz. As provações iluminam o caminho para a iluminação e a auto realização.
História mitológica de Saturno
Saturno tem nomes alternativos, como Ara, Kona e Kudra. Ele é filho de Surya e Chaya. Em outro texto, diz-se que Shani é descendente de Balarama e Revati.
Normalmente, Saturno é associado à tristeza, à escuridão e ao sofrimento; mas, ao mesmo tempo, pode conceder bênçãos e riquezas aos seus devotos. Em alguns textos, menciona-se que Shani é uma encarnação do Senhor Vishnu, para trazer justiça e punir o mal.
Diz-se que Shani tem uma cor escura porque Chaya estava passando por severas penitências; portanto, o Senhor Shiva abençoou Shani com seu poder e bênção. Em outra narrativa, diz-se que Shani nasceu com uma cor escura porque Chaya se queimou com o tempo por servir Surya. (Observe que o Senhor Yama é irmão de Shani, que é apresentado como o Deus da morte). Também foi dito que Shani nasceu durante um eclipse, o que representa o poder e a importância de Shani (Vaishak Vadya Chaturdasi Amavasya ou Shani Jayanti).
Saturno em Jyotish
Saturno na astrologia mostra o carma de uma pessoa que precisa ser cumprido na vida atual. Isso significa que você pode simplesmente observar a posição de Saturno em seu mapa astral e saber exatamente o que deve servir e finalizar como carma de vidas passadas em sua vida atual. Saturno pode ser um planeta de dificuldades, tristezas, restrições, limitações e problemas se a pessoa ir contra as leis cósmicas divinas universais. Saturno, aqui, tenta ensinar à alma várias coisas que precisam ser aprendidas na vida atual e, uma vez cumprida a lição, você verá que a pessoa começa a manifestar bons resultados.
Saturno é um planeta de estrutura, fundação e pilar principal com o qual construímos nossa vida. Observe que pessoas com Saturno fraco são propensas a ter uma vida instável e desequilibrada em algum grau, ou pelo menos em um dos pilares. Observe a posição de Saturno em seu mapa astral. Você a verá como a Casa mais forte em sua vida (seus aspectos ou significador), pois é sustentável, apesar das dificuldades que você possa enfrentar. Você notará também que as casas e a posição de Saturno geralmente manifestam melhores resultados após os 28 anos.
Existe um conceito chamado “Sade Sati”, que se refere aos 7 anos principais de Saturno quando ele transita pelo signo anterior à Lua, no topo da Lua, e pelo signo posterior à Lua. A maioria dos astrólogos afirma que este pode ser um dos ciclos mais difíceis, o que nem sempre é verdade. Novamente, como Saturno é Karma, ele trará karma bom e ruim para a vida da pessoa, e é quase IMPOSSÍVEL ter 7 anos de Sade Sati cheios de problemas e questões, pois depende também de Mahadasha e Antardasha, da dignidade de Saturno, a Casa em que Saturno transita durante Sade Sati, como também dos aspectos dos outros Planetas (Grahas) do seu Mapa Astral Natal Védico (Kundli).
Os ensinamentos de Saturno giram em torno do domínio dos gunas da natureza material e do reconhecimento da verdadeira limitação do nosso ego. Ao confrontar ilusões de separação, Saturno dissolve apegos e falsas identidades. Ele pode desmantelar tudo o que se constrói sobre a ilusão (Maya), forçando-nos a encarar a verdade sobre nós mesmos e nossas vidas.
O ego busca conforto e proteção contra as ameaças da vida. Saturno, no entanto, nos impulsiona a aceitar o inevitável, ensinando disciplina e resiliência. Ao aceitar as circunstâncias da vida, nos aproximamos da libertação (Moksha). Quando internalizamos a sabedoria de Saturno, não nos sentimos mais compelidos a impor nossas opiniões aos outros. Aprendemos a ver e a aceitar as diferentes perspectivas e a evitar conflitos, percebendo que o que uma pessoa considera verdade é apenas um fragmento da realidade. Apenas Deus conhece toda verdade
Tudo na vida é relativo. As decepções surgem porque nos apegamos a ideias específicas sobre como as pessoas ou situações deveriam ser. Saturno nos ensina a aceitar a vida como ela é, além dos nossos ideais. Como senhor do tempo (Cronos), Saturno nos mostra a transitoriedade da existência material, lembrando-nos de que os apegos são temporários, enquanto o espírito é eterno. Muitas vezes, o que parece uma maldição acaba se revelando uma bênção quando visto através das lentes do tempo.
Buda (Sidarta Gautama), 550 AC, já dizia que a causa de todo sofrimento humano é o apego, não apenas aos bens materiais, aos prazeres da carne, aos familiares, mas o pior tipo de apego, o apego ao próprio ego, de onde surgem os piores defeitos desta espécie humana: egoísmo, egocentrismo, orgulho, arrogância, vaidade, soberba, narcisismo, racismo, individualismo, etc.!
Todos os conflitos e guerras no mundo, sejam pessoais, familiares, conjugais, sociais, mundiais, tem sua origem em conflitos e guerras de egos feridos, magoados, traídos, machucados, revoltados, ressentidos, etc.! O segredo é transcender este pequeno ego e se conectar com o Ser, com o Eu maior, com nossa centelha divina imortal, especialmente através das práticas de Meditação (Dhyana) do Yoga!
Precisamos todos cultivar a qualidade da humildade, da modéstia, da simplicidade, da caridade e da fraternidade universal!
O ensinamento mais elevado de Shani é a não identificação com a alegria ou a tristeza. A verdadeira maestria espiritual reside em acolher ambos igualmente, reconhecendo sua natureza temporária. Se Saturno se torna nosso amigo ou adversário depende do nosso carma acumulado. Nossas ações nesta vida e em encarnações anteriores moldam as lições que devemos enfrentar, criando circunstâncias que ajudam a purificar nosso carma.
Lembrando que esta Terra (Gaia) é uma grande escola! Somos todos alunos! Ninguém nasce aqui sabendo de tudo e nem pronto! Estamos aprendendo e evoluindo cada dia mais e mais!
Na astrologia védica, a Casa (Bhava) e o Signo (Rashi) onde Saturno reside indicam áreas da vida sujeitas a testes e disciplina. Onde quer que Saturno esteja posicionado, é um ponto vulnerável, frequentemente desencadeando sofrimento ou resistência até que a lição seja aprendida.
Rituais e práticas de sábado:
Limpe sua casa e organize os espaços físicos e mentais.
Acorde antes do nascer do sol e faça um pequeno puja (ritual ou cerimônia) a Saturno, oferecendo fogo e incenso, mas evite olhar diretamente em seus olhos.
Ouça ou cante mantras dedicados a Shani, Shiva ou Hanuman Chalisa por alguns dias.
Visite locais de poder, montanhas ou templos e medite.
Leia Kathas e histórias sobre Saturno e Shiva!
Pague dívidas e doe para templos, monges, idosos, pessoas pobres, carentes, moradores de rua ou para os mais necessitados.
Alimente corvos, cães pretos e animais de rua!
Cuide de plantas como violetas ou tulipas negras.
Honre os ancestrais e conecte-se com os avós vivos visitando-os ou ajudando-os de alguma forma ou de idosos em asilos ou abrigos!
Use roupas azuis, roxas ou violetas.
Pratique o jejum, o arrependimento e a humildade.
Faça austeridades voluntárias ou participe de pujas dedicadas a Saturno.
Se tiver uma foto, pôster, imagem de Shiva pode oferecer aos seus pés sementes de gergelim preta, incenso de sândalo, flores azuis escuras, violetas, mangas (depois de maduras pode comê-las) e leite de vaca!
Evite no sábado:
Fazer investimentos financeiros ou grandes compras.
Comer em excesso, consumir álcool ou intoxicar-se.
Mudar de casa ou começar novos empreendimentos importantes.
Cair na tristeza, na melancolia, depressão, desânimo, no orgulho, na raiva, na revolta ou no conflito, pois só pioram tudo!
Evitar: pedir dinheiro emprestado, fazer promessas precipitadas ou comportar-se de modo autoritário.
O jejum e a humildade aos sábados são especialmente cruciais para aqueles que estão passando pelo Sade Sati de Saturno (trânsito de Saturno ao redor da Lua (Chandra Natal), aqueles com posicionamentos de Saturno fracos ou aflitos (por exemplo, em Áries, Escorpião, Câncer, Leão ou em Casas desafiadoras como a 1ª, 2ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª, 9ª ou 12ª) e aqueles com falhas planetárias como Saturno retrógrado, Saturno em combustão ou Saturno em conjunção com planetas maléficos.
Os mantras para Shani Dev não devem ser usados apenas para evitar dificuldades, mas como um meio de alinhamento com a consciência superior. Esses sons sagrados promovem humildade, paz interior e integridade moral, lembrando-nos da ordem cósmica (Dharma) e ajudando a reduzir futuros fardos cármicos.
Em última análise, cada pensamento, palavra e ação molda nosso destino. Saturno, como o juiz cósmico, reflete nossas ações, permitindo-nos vivenciar as consequências de nossas escolhas. Por meio da consciência e da responsabilidade, conquistamos o poder de transformar nosso futuro e trilhar o caminho da sabedoria. Saturno é a personificação da lei cármica, lembrando-nos de que, embora a vida possa nos testar, o espírito permanece eterno, imortal, indestrutível, invencível e inabalável.
Om Namáh Shivaya
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